IR PARA LOJA VIRTUAL >
Moda

Tie Dye: saiba tudo sobre essa tendência!

O Tie Dye é uma técnica muito antiga, que se popularizou e ganhou destaque nos anos 70 com o movimento hippie, sendo uma forma de expressão pela liberdade. Esse ano, o Tie Dye voltou a virar febre e muitas pessoas se arriscaram a fazer seu próprio Tie Dye em casa, bem no estilo faça você mesmo, renovando o astral de uma peça antiga do guarda-roupa, aproveitando os momentos de ficar em casa e explorando a criatividade. Vem saber mais sobre essa tendência:

Mas afinal como o Tie Dye é feito? 

 

“Tie Dye” significa, em inglês, “amarrar e tingir” e nada mais é do que uma técnica de amarração com tingimento artesanal. Por ser um processo manual, as peças tendem a ficar com uma estampa irregular, mais colorida em uma parte e menos em outras, se  tornando um processo com pouco controle. E é justamente por isso que o Tie Dye é perfeito para expressar a criatividade com muita liberdade, criando uma peça super exclusiva, colorida e alto astral.

Ficou curioso para saber como fazer seu Tie Dye? Convidei a @deiavilarinho, compradora do feminino e masculino da minha equipe de produto, para contar como foi fazer o processo de Tie Dye e ensinar um passo a passo, então pega papel e caneta e anota aí:

“Você vai precisar de: uma camiseta básica da Gang de preferência na cor branca ou uma cor bem clarinha, importante ser uma peça 100% algodão. Tinta para tecido na cor que você preferir, eu @deiavilarinho escolhi azul, coral e roxo e comprei em uma papelaria. Um recipiente para colocar a tinta, eu usei garrafas de plástico de 600 ml, mas você pode usar uma bisnaga (sabe aquelas de condimentos? você encontra em bazares). Alguns elásticos, atilhos ou barbantes para a amarração e um recipiente com água! Ah e é bom ter por perto um borrifador, e um plástico para cobrir a superfície que você for usar, eu usei um saco de lixo, recortei nas laterais para abrir e ter bastante espaço para trabalhar. Lista de materiais pronta, vamos para o passo a passo.

 

Passo a passo para fazer seu Tie Dye

 

 

  1. A primeira coisa a fazer é deixar tudo prontinho, organizando e preparando os materiais. Forre a superfície de trabalho com o saco plástico, pode até colar com fita crepe para fixar. Depois prepare a tinta, coloque toda ela (a minha tinha 37 ml) dentro da garrafa pet de 600 ml e complete o resto com água um pouco mais do que a metade, para não ficar muito aguada.

  2. O próximo passo é escolher qual tipo de amarração você quer fazer. Existem vários tipos e em cada uma surge um efeito diferente dependendo da amarração, existe a marmorizada, espiral, listrados, mandalas e por aí vai. Eu escolhi a amarração marmorizada. Para começar o processo umedeça a camiseta, dica: use o borrifador com água, é bem mais prático. É importante que a camiseta fique úmida mas não muito molhada pq se não depois a tinta fica muito clarinha.

  3. Para a amarração marmorizada a dica é o seguinte: estique a camiseta, e vai criando gominhos com as mãos, unindo o tecido de cima para baixo,até ficar um amontoado de gominhos na camiseta, depois vai prendendo a camiseta cruzando os elásticos, até criar seis divisões.

  4. Agora você vai aplicar a tinta, uma cor diferente em cada uma das divisões. Quando for aplicar a tinta, aproxime bem ela do tecido para não espirrar tinta para todo lado. Após terminar essa etapa, repita do outro lado da peça e espere secar. Eu só abri a camiseta no outro dia, para dar bastante tempo de secar. Abra com cuidado, cortando o elástico e deixe ela aberta secando por mais 24h.

  5. Após é bom dar uma lavada na peça antes de usar porque ela pode ficar um pouco dura depois do processo de tingimento. E prontinho, está pronta para usar e arrasar!

 

Não deu certo na primeira vez? Não desista!

 

 

A primeira vez que fiz o resultado não ficou como o esperado, mas eu gostei muito de fazer o processo, e fiquei com vontade de fazer mais vezes. Foi um momento muito bacana de expressar a minha criatividade e de testar novas habilidades, principalmente nesse momento que ficamos mais em casa.

É um processo muito único onde cada peça fica diferente da outra e com isso elas se tornam exclusivas. E ainda é uma forma de dar um up nas peças antigas do armário que não estamos usando mais. Eu fiz essa camiseta pensando em compor lookinhos de verão! Combinando shortinho e saias Jeans da Gang com a minha camiseta Tie Dye. Eu acho que o colorido dessa camiseta combina super com peças jeans, inclusive com a minha Mom Jeans da Gang que eu amo!

 

Look Tie Dye = tudo pra mim

 

 

E aí, gostou dessa dica de como fazer o seu Tie Dye em casa? Aproveite as dicas e se jogue nessa tendência! Se quiser seu lookinho já pronto, tenho vááárias opções lá no www.gang.com.br e também nas lojas. O que não vale é ficar sem seu Tie Dye, né?

Publicado por
Gang
Somos jovens, somos moda, somos rua. Arte, música e moda em sintonia. Nosso propósito é empoderar e catalisar a criatividade. Somos uma plataforma para questionar, repensar e recriar. Somos genuínos desde sempre. Vista-se de essência, vista-se de Gang.