
A jornada do jeans na moda com a Gang
O jeans é um assunto com uma história de moda incrível! Chegou a hora de compartilhá-la porque amamos contar, principalmente porque a nossa trajetória se entrelaçou com essa história e temos muito orgulho de ter contribuído para construí-la. A Gang é uma marca que surgiu justamente por causa do jeans, é parte fundamental da nossa essência.
Você vai encontrar nesse post:
- A jornada do jeans para se tornar um símbolo de estilo
- A jornada da Gang no mundo do jeans e da moda jovem
- Jeans e gerações conscientes
- Gang: a evolução do jeans e da moda autêntica
- Jeans com jeans: Total Denim!
Vamos lá!
A jornada do jeans para se tornar um símbolo de estilo
A calça jeans se tornou popular como sinônimo de rebeldia. Rebeldia significa ter a audácia de questionar e inovar. E o jeans honra essa reputação na sua história e essência.
A calça jeans moderna surgiu do questionamento: e se usássemos jeans para produzir calças? Esse foi Levi Strauss, em 1873, nos Estados Unidos, ao criar o blue jeans da Levi’s. Dessa época até o presente, aconteceram muitas coisas.
De roupas de trabalho, a calça jeans virou peça de moda e entrou para a cultura popular. Nas roupas dos caubóis, como John Wayne, na juventude rebelde, com o James Dean, nos anos 60 com a “Bonequinha de Luxo” Audrey Hepburn, sendo vestida pelos hippies e outros movimentos de contracultura, à subida nas passarelas com a Calvin Klein, o jeans virou um item clássico.
No Brasil, o jeans entrou no gosto popular nos anos 60 e 70 com as marcas Lee e Levi’s, a primeira a adaptar a calça aos brasileiros. E alguém teve a iniciativa de trazer a Levi’s para o Rio Grande do Sul: assim nascia a Gang, que se tornou referência em jeans de alta qualidade.
A jornada da Gang no mundo do jeans e da moda jovem
Isso foi em 1976, quando a primeira loja da Gang foi inaugurada, em Porto Alegre, focada nesse público jovem ávido por expressar autenticidade através da moda. E a calça jeans era um dos principais símbolos na época.
E foi um grande acerto. De revendedora de jeans da Levi’s, até a virada do milênio a Gang conseguiu expandir suas lojas na capital e interior do RS e já oferecia uma variedade de outros produtos além do jeans.
Sempre assim: sintonizada nas mudanças da sociedade, no mundo da moda, nas formas de expressão da juventude e prezando por qualidade.
Também não demorou muito para ela começar a investir em fabricação própria de calça jeans e outras roupas, já que tinha todo o know-how da Levi’s, do que construiu até então e, é claro, se inspirando no seu público.
Jeans e gerações conscientes
Quando o jeans virou tendência por aqui, os jovens estavam começando a se interessar nas questões ambientais. Das gerações de lá para cá, pessoas conhecidas do mundo da moda passaram a defender essa causa, como Stella McCartney, Gisele Bündchen, Emma Watson e Fernanda Yamamoto.
Da fabricação, ao transporte até chegar na sua casa, analisar a cadeia de produção do jeans é essencial para pensar alternativas para uma moda mais sustentável:
Distâncias mais curtas. A melhor opção é comprar roupas daqui do que de outros países e regiões mais distantes porque o transporte em distâncias mais curtas emite menos gases de efeito estufa.
Compras nacionais e locais. Além disso, as empresas nacionais precisam seguir uma série de leis de proteção ao meio ambiente, o que garante mais sustentabilidade. E você valoriza e apoia a economia daqui!
Roupas de qualidade. Um consumo mais consciente também é sobre comprar roupas que durem. Assim, você não precisa repor elas frequentemente.
Garanta o básico. Tenha peças mais atemporais e básicas, como, camisas lisas e o jeans. Eles permitem maior versatilidade na hora de compor seu visual, mesmo que as modas mudem e e você mude de estilo.
Gang: a evolução do jeans e da moda autêntica
A Gang tem o seu papel na evolução do jeans de alta qualidade e do mercado de moda brasileira. Não é à toa que, além dos jeans, nossas peças básicas são as mais vendidas! Sinal de que o nosso público continua se preocupando com uma moda atemporal e autêntica.
Hoje, nosso processo de fabricação é 100% nacional. Cuidamos para pensar produtos que, além de entregar toda a essência jovem e criativa, também tenham qualidade. Quem tem Gang, sabe: ele dura por anos!
Mas não é só de básicos que vive a Gang. Ter espírito jovem é incorporar tendências da moda atual, fazendo do nosso jeito em peças mais clássicas.
![]() |
![]() |
![]() |
Oh My Denim: Jeans com jeans
Fizemos todo esse throwback às nossas origens para dizer que o jeans foi elevado ao status de peça clássica e hoje é incorporado às novas modas. Ele se reinventa a cada década que passa. E uma tendência que está de volta é o jeans com jeans na composição de looks.
O visual Total Denim foi febre no início dos anos 2000. Para quem viveu nessa época, é impossível não lembrar do então casal Britney Spears e Justin Timberlake todo vestido de jeans, roupas e acessórios, em uma premiação de música.
Nesse comeback do total denim, você pode combinar calça e jaqueta jeans, ou até mesmo montar um conjunto incrível com camisa e saia em denim. As opções são infinitas!
O jeans é um tecido com uma história incrível e a Gang, como uma marca brasileira — e, é claro, gaúcha — cheia de criatividade, sabe como transmitir o espírito jovem em cada peça que cria. E vimos que a tendência Total Denim é uma forma de expressão única e uma oportunidade de falar do nosso amor por esse tecido, por isso lançamos a campanha oh my denim, conheça.
Não tenha medo de se jogar nessa trend cheia de história e estilo!